Interdisciplinaridade na formação de professores de Ciências Naturais: o caso da Faculdade UNB Planaltina

Autores

  • Juliana Eugênia Caixeta Universidade de Brasília
  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília
  • Delano Moody Simões da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.23

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Licenciatura em Ciências Naturais, Formação docente, Ensino de Ciências

Resumo

A Ciências Naturais é uma área que integra diferentes saberes e a formação do professor que irá atuar com essa disciplina requer um curso que proporcione uma abordagem interdisciplinar. Portanto, o objetivo desse artigo foi compreender como uma licenciatura em Ciências Naturais tem buscado desenvolver um ensino interdisciplinaridade. A pesquisa teve a abordagem qualitativa e para analisar os dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva que resultou na elaboração de três categorias.  Os resultados evidenciaram que o curso tem provido contextos de ensino interdisciplinar desenvolvidos a partida atuação individual ou conjunta de docentes e que esses professores possuem diferentes concepções sobre a esse tema. Do ponto de vista do lócus de atuação, as atividades interdisciplinares são desenvolvidas em projetos de ensino, extensão e institucionais de fomento à docência. Também foi observado que os docentes desse curso têm uma preocupação em proporcionar a essa licenciatura um perfil interdisciplinar.

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Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

Dossiê: Formação e práticas pedagógicas docentes