Linguagem Multimodal e Códigos de Legitimação: para uma nova didática da filosofia
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.15Palavras-chave:
ensino, multimodalidade; códigos de legitimação; didático.Resumo
Este ensaio faz parte da reflexão inicial sobre o desenvolvimento da tese de doutorado em educação; um processo formativo que tem permitido promover outras perspetivas para a atividade docente em sala de aula. Nesse sentido, e reconhecendo a complexidade da filosofia como disciplina acadêmica de nível universitário, foi possível identificar duas vertentes teórico-metodológicas a partir das quais se espera contribuir para a formação de professores nessa área do conhecimento. Dessa forma, o conteúdo deste escrito tenta dar conta, por um lado, das diferentes arestas reflexivas que se desdobram ao longo da consolidação de ambas as teorias; perspectivas de longo alcance e que se mantêm vigentes e, em segundo lugar, mostram os caminhos de desenvolvimento que se defendem, tendo em conta os interesses perseguidos em torno da compreensão do que acontece em termos explicativos dentro da sala de aula. Esta aposta evidencia discussões a respeito do que se poderia chamar de uma nova didática da filosofia, por meio do encontro com autores como Kress (2013); Maton (2014), entre outros.
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