Território-currículo: uma travessia da docência-epidérmica

Autores

  • Carolina Corrêa Rochefort Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas (CA - UFPel) https://orcid.org/0000-0001-9518-9384
  • Maria Manuela Alves Garcia Professora Colaboradora da Universidade Federal de Pelotas. Doutorado em Educação em 2000 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estágio de Pós-Doutorado em Curriculum and Instruction - University of Winsconsin Madison https://orcid.org/0000-0003-0127-4276

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.17

Palavras-chave:

Currículo; Docência; Travessia

Resumo

O ensaio, desde o ponto de vista da Filosofia da Diferença e de teóricos da educação e do currículo, problematiza a prática de uma docência-epidérmica de uma professora-artista num Centro de Artes de uma universidade pública. Desenvolvendo o pensamento acerca de um currículo-epidérmico enquanto território nômade e superfície de atravessamento, defende a possibilidade de a docência-epidérmica fazer rasgos nas grades curriculares e inventar traçados inesperados e singulares. Tematiza o currículo enquanto território que articula camadas estriadas e lisas e convida a uma travessia-epidérmica cujo movimento acontece num espaço intermezzo. Uma travessia que pedagogicamente privilegia os acontecimentos e a criação de conceitos, que se faz pela desterritorialização e a reterritorialização, pondo o conhecimento em movimento, interpelando estados e tocando os corpos. Nessa travessia importam os atravessamentos, a experiência que inventa outros modos de existência.

 

 

 

Biografia do Autor

Carolina Corrêa Rochefort, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas (CA - UFPel)

Doutoranda em Educação pelo PPGE - FAE - UFPel (2020), na Linha de Pesquisa “Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente”, sob orientação da professora Dra. Maria Manuela Alves Garcia. Mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV - IA - UFRGS (2010), sob orientação do professor Dr. Eduardo Vieira da Cunha. Especialista em Poéticas Visuais pela Universidade FEEVALE (2008), sob orientação da professora Dra. Sandra Rey. Graduação no Curso de Artes Visuais Bacharelado em Gravura pela Universidade Federal de Pelotas (2005). É professora adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas ministrando as disciplinas de Desenho da Figura Humana e Mediação Artística: experiências poeticoeducativas. Tem experiência na área de pesquisa em Artes, atuando no grupo de pesquisa Percursos Poéticos: procedimentos e grafias na contemporaneidade, em orientações e co-orientações com alunos da graduação do curso de Bacharelado e de Licenciatura em Artes Visuais assim como na coordenação do Projeto de unificado (pesquisa, extensão e ensino) Patafísica: mediação-arte-educação

Maria Manuela Alves Garcia, Professora Colaboradora da Universidade Federal de Pelotas. Doutorado em Educação em 2000 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estágio de Pós-Doutorado em Curriculum and Instruction - University of Winsconsin Madison

Professora Titular, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando como professora colaboradora nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)  dessa mesma Universidade (UFPel). Com Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluído no ano de 2000 sob a orientação do professor Tomaz Tadeu da Silva,  e Pós-Doutorado na Universidade de Wisconsin, Madison, E.U.A., sob a supervisão de Thomas Popkewitz, realizado entre 2006-2007. É pesquisadora do CNPQ, com bolsa de Produtividade em Pesquisa desde 2015.Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão no campo da formação de professores, com larga experiência na pós-graduação e como orientadora de mestrado e doutorado na área de Educação. Realiza investigações no campo da pedagogia, do currículo e da formação de professores, interessando-se sobretudo pelos discursos pedagógicos e curriculares na relação com a docência e suas transformações no tempo.

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Publicado

2022-07-24

Edição

Seção

Artigos