O processo de desenvolvimento na formação profissional docente.
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.39Palavras-chave:
Desenvolvimento, formação continuada, formação docente, desenvolvimento humano.Resumo
O artigo objetiva refletir como o processo de formação (inicial e continuada) para o exercício da profissão docente pode ser promotor de desenvolvimento. Dessen e Bisinoto (2014), Mitjáns Martínez e González Rey (2017) e Libâneo (1985; 2011) ajudam a estabelecer possível diálogo entre Ciência do Desenvolvimento, a dimensão subjetiva do desenvolvimento humano e contexto de formação como lócus viável a esse processo. Ancora-se à metodologia qualitativa, por meio da análise de três casos de cursos de formação em que cada pesquisadoras-autora atuou, dando destaque as informações-chave que ajudam à compreensão do objetivo em questão. A principal percepção mostra que a formação docente, para que se constitua como promotor de situações de mudanças (subjetivas) que possam abrir vias ao desenvolvimento dos professores, requer que suas bases se ancorem na teoria e prática como dimensões interconectadas, inseparáveis e recursivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.