O outro como uma condição elementar para pensar o humano
DOI:
https://doi.org/10.4013/con.2024.203.01Palavras-chave:
A Condição Humana. O Outro. O si mesmo.Resumo
Neste trabalho bibliográfico, defendemos a tese principal de que o outro é a condição humana primordial. Ao partimos desse pressuposto, nosso objetivo neste é analisar o modo como a questão do outro aparece como condição humana na filosofia de três pensadores contemporâneos: Mikhail Bakhtin, Hannah Arendt e Tzvetan Todorov e justificar nossa hipótese. Além da Introdução, onde situamos o pensamento de cada autor de referência deste trabalho, no tópico intitulado O outro como condição humana, destacamos como o outro, enquanto condição humana aparece no pensamento de Mikhail Bakhtin, Hannah Arendt e Tzvetan Todorov e como eles se relacionam entre si. No tópico O lugar do reconhecimento, situamos a questão do reconhecimento do outro, na teoria de cada um dos três autores, bem como fazemos a defesa de cada uma de suas teses. Por último, na Conclusão, exploramos as possibilidades e as aproximações entre os seus principais conceitos, tendo a questão do outro como horizonte de compreensão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.