Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras

Autores

  • Ana Paula Seixas Vial Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marine Laísa Matte Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Simone Sarmento Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.04

Resumo

O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a comunidade universitária pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Com isso, tornou-se relevante investigar a formação de professores de inglês para esse fim. O objetivo deste artigo é descrever e analisar os desafios enfrentados pelos professores-bolsistas do IsF ao preparar e conduzir aulas com foco em inglês acadêmico. Este trabalho utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa interpretativa (Mason, 2002; Erickson, 1990) para a análise de 11 entrevistas semiestruturadas com professores-bolsistas do IsF de uma universidade pública brasileira. Os resultados sugerem que os principais desafios enfrentados são tornar as aulas de IFA mais dinâmicas, criar e adaptar materiais didáticos e atender às necessidades de alunos de diversas áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Inglês para Fins Acadêmicos; Formação docente; Idiomas sem Fronteiras.

Biografia do Autor

Ana Paula Seixas Vial, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduada em Letras - Licenciatura com habilitação em Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela mesma universidade e professora concursada da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS).

Marine Laísa Matte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Estudos da Linguagem e graduada em Letras - Licenciatura com habilitação em Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela mesma universidade. Professora do curso de Letras na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (RS).

Simone Sarmento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Terminologia e Lexicografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Estudos da Linguagem pela Lancaster University e em Linguística Aplicada pela UFRGS, professora adjunta da UFRGS e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 2 2020/2023.

Downloads

Publicado

2020-06-23

Como Citar

Seixas Vial, A. P., Matte, M. L., & Sarmento, S. (2020). Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras. Calidoscópio, 18(2), 307–327. https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.04

Edição

Seção

Artigos