Fatores pragmáticos da textualidade e o uso de charges nas séries finais do ensino fundamental: uma aproximação possível

Autores

  • Rodrigo Aparecido dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - câmpus São Paulo
  • José Otavio Baldinato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - câmpus São Paulo

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado que abordou o uso de charges no ensino fundamental. Com o objetivo de aliar um melhor ensino de ciências ao desenvolvimento da competência leitora dos estudantes, elaboramos atividades baseadas em questões sociocientíficas (QSC) representadas por charges e as aplicamos em três salas de nono ano de uma escola municipal de Poá/SP. Apresentamos os resultados de uma atividade envolvendo charge e de um questionário que procurou levantar as impressões dos participantes sobre esse modelo de abordagem. A análise de conteúdo aplicada sugere que a maioria dos estudantes demonstra não compreender fatores pragmáticos da textualidade considerados essenciais ao pleno exercício da competência leitora. Fatores como a intertextualidade e a intencionalidade são mais facilmente percebidos pelos estudantes, enquanto a situacionalidade e aceitabilidade se mostram mais difíceis, sendo registrados em menos de um terço das respostas dos 49 estudantes que participaram da pesquisa.

Palavras-chave: ensino de ciências; competência leitora; charges 

 

Biografia do Autor

Rodrigo Aparecido dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - câmpus São Paulo

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (IFSP-SP)

 

José Otavio Baldinato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - câmpus São Paulo

Bacharel e Licenciado em Química (USP-SP/2005), possui mestrado (2009) e doutorado (2016) em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCiMA). Tem experiência na interface entre história da ciência e ensino, tratando também do uso de questões sociocientíficas como estratégia para a revisão dos conteúdos de ensino de ciências. Orienta trabalhos de Mestrado e Iniciação Científica junto ao Grupo Faraday de Pesquisa em História da Ciência.

Downloads

Publicado

2019-08-29

Como Citar

dos Santos, R. A., & Baldinato, J. O. (2019). Fatores pragmáticos da textualidade e o uso de charges nas séries finais do ensino fundamental: uma aproximação possível. Calidoscópio, 17(3), 615–638. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.11