O Brasil no aplicativo Le Monde: reflexões sobre uma sintaxe discursiva do destacamento
Resumo
O artigo parte de constatações de uma pesquisa sobre o funcionamento discursivo da cobertura jornalística em aplicativos de notícias, entre eles o francês Le Monde. Objetiva diagnosticar os efeitos de destacamento por meio do estudo de um corpus de notícias sobre o Brasil, de teor internacional. Com o respaldo teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa (AD), busca compreender como os modos de produção midiáticos demandam a atenção ao que se propõe chamar de uma sintaxe discursiva do destacamento, a qual se torna constitutiva de registros de memória da contemporaneidade. Considera-se a inseparabilidade dos procedimentos das mídias digitais e dos processos de solidificação de discursos, já que temas salientes da contemporaneidade, reiterados de forma não-estática nos aplicativos, são confundidos com a contemporaneidade em si. Disso resulta a necessidade de refletir sobre a comunicação na sociedade atual com base em novos conceitos. Como contribuição, este trabalho propõe a reflexão sobre a sintaxe discursiva do destacamento, vinculada ao que aqui se entende como constituição de memória discursiva contemporânea.
Palavras-chave: jornalismo internacional; Le Monde; Brasil; análise do discurso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.