Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros
Resumo
Este artigo analisa o design visual de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tendo por aporte teórico estudos recentes advindos da Semiótica Social e de uma abordagem multimodal atual que enfatiza o uso de diversos códigos semióticos para expressar significados. Inclui uma investigação documental desse AVA, na perspectiva da pesquisa qualitativa, que foi implementado no Moodle. Essa plataforma virtual permite a orquestração de modos semióticos diferentes para enfocar as necessidades de aprendizagem do público-alvo, estudantes surdos brasileiros. Como instrumentos de análise, usamos algumas das categorias de uma gramática orientada para a leitura de imagens, a Gramática do Design Visual (GDV), e aspectos relacionados com a tipografia, com as cores e com o caminho de leitura. O foco do AVA é o contexto educacional para surdos e ele incorporou práticas pedagógicas para o ensino de escrita de artigos argumentativos em português como L2 a alunos surdos brasileiros que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados de nossa análise revelam que um AVA que incorpora as decisões de design visual como as discutidas neste artigo pode contemplar as necessidades especiais de alunos surdos brasileiros. Os resultados podem ainda ser úteis a profissionais interessados em cenários educacionais para surdos no contexto brasileiro.
Palavras-chave: design visual de um AVA, análise qualitativa, educação para alunos surdos brasileiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.