Uso de música na formação de professores de língua inglesa: uma abordagem linguístico-computacional

Autores

  • Eduardo Batista da Silva Universidade Estadual de Goiás

Resumo

A competência linguística constitui um elemento relevante no que se refere à formação de professores de língua inglesa. Como mais uma possibilidade de aprendizado/prática que pode ter impacto na referida competência, as músicas podem ser utilizadas como insumo pedagógico. Assim, o objetivo geral deste trabalho é demonstrar um sistema de classificação de letras de música em inglês para professores de língua inglesa em formação. O objetivo específico é analisar o perfil lexical das letras e também a presença/ausência de 20 estruturas gramaticais. A fundamentação teórica recorre à Lexicologia e à Linguística de Corpus. Com relação à metodologia, foi elaborado um corpus com as 3 mil músicas mais executadas entre 1980 e 2010. As letras foram processadas por três softwares, a saber: Vocabprofile, CLAWS e WordSmith Tools. Foram selecionadas 6 letras para a proposta de classificação. Os resultados relativos ao perfil lexical e às estruturas gramaticais demonstram que informações numéricas podem servir como parâmetro para o professor julgar uma música como sendo adequada para sua turma.

Palavras-chave: letras de música, perfil lexical, estrutura gramatical.

Biografia do Autor

Eduardo Batista da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Ensino de Língua Inglesa

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Silva, E. B. da. (2018). Uso de música na formação de professores de língua inglesa: uma abordagem linguístico-computacional. Calidoscópio, 16(3), 469–480. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.11