Uso de música na formação de professores de língua inglesa: uma abordagem linguístico-computacional
Resumo
A competência linguística constitui um elemento relevante no que se refere à formação de professores de língua inglesa. Como mais uma possibilidade de aprendizado/prática que pode ter impacto na referida competência, as músicas podem ser utilizadas como insumo pedagógico. Assim, o objetivo geral deste trabalho é demonstrar um sistema de classificação de letras de música em inglês para professores de língua inglesa em formação. O objetivo específico é analisar o perfil lexical das letras e também a presença/ausência de 20 estruturas gramaticais. A fundamentação teórica recorre à Lexicologia e à Linguística de Corpus. Com relação à metodologia, foi elaborado um corpus com as 3 mil músicas mais executadas entre 1980 e 2010. As letras foram processadas por três softwares, a saber: Vocabprofile, CLAWS e WordSmith Tools. Foram selecionadas 6 letras para a proposta de classificação. Os resultados relativos ao perfil lexical e às estruturas gramaticais demonstram que informações numéricas podem servir como parâmetro para o professor julgar uma música como sendo adequada para sua turma.
Palavras-chave: letras de música, perfil lexical, estrutura gramatical.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.