O papel do modelo didático de gêneros textuais no ensino de línguas

Autores

  • Lília Santos Abreu-Tardelli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Malu Ciencia Apostolo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

Este artigo objetiva esclarecer a noção de modelo didático de gêneros textuais na perspectiva interacionista sociodiscursiva dos autores genebrinos da Didática de Línguas, um conceito primordial (mas ainda mal compreendido) para o entendimento do ensino de línguas por meio dos gêneros textuais, proposta pautada na tese vygotskiana de desenvolvimento humano. Para isso, recapitularemos o conceito tanto a partir dos autores da Universidade de Genebra quanto de outros autores brasileiros que se debruçaram sobre o tema.

Palavras-chave: gêneros textuais e ensino de línguas, modelo didático de gêneros, capacidades de linguagem.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Abreu-Tardelli, L. S., & Apostolo, M. C. (2018). O papel do modelo didático de gêneros textuais no ensino de línguas. Calidoscópio, 16(3), 361–368. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.01