Compreensão leitora em inglês no ENEM: desvelando processos de inferência

Autores

  • Bruno de Azevedo Universidade Federal da Santa Catarina
  • Daniel Reschke Pires Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lêda Maria Braga Tomitch Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Na área de compreensão de leitura, sabe-se do papel fundamental das inferências para a construção de sentido de textos, entretanto, pouco se sabe sobre a relação das inferências no ensino e a avaliação da compreensão de leitura de inglês como segunda língua no sistema educacional brasileiro. Dessa forma, este artigo tem por objetivo investigar os tipos de inferências necessárias para que estudantes brasileiros possam responder à prova de inglês do maior exame de admissão em universidades brasileiras, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Ao final do ensino médio, os alunos brasileiros realizam a prova como meio de avaliar suas competências de acordo com o currículo escolar. As notas dos alunos podem ser utilizadas para acesso à educação superior, bolsas de estudos e financiamento estudantil. Para que as inferências nas provas do ENEM fossem analisadas, os pesquisadores utilizaram uma abordagem baseada no trabalho de Kintsch e van Dijk, além do modelo de compreensão de leitura elaborado por Gagné e colaboradores. A abordagem de análise considera os três tipos principais de inferências, a saber, integração, resumo e elaboração. Os resultados mostram que os estudantes podem utilizar mais inferências de elaboração, ou seja, os estudantes necessitam de um nível significativo de conhecimento prévio para selecionar a alternativa correta nas questões de compreensão de textos. Além do mais, constatou-se que inferências de resumo podem ser utilizadas de forma significativa, para que, dessa forma, os estudantes possam construir uma representação mental do conteúdo do texto, a partir da união de conhecimento prévio com as ideias expressas nos textos. Em linhas gerais, esta pesquisa está de acordo com a literatura na área de inferências. Por conseguinte, deveria haver programas de ensino e avaliação que abordassem essas questões.

Palavras-chave: leitura, inferências, ENEM.

Biografia do Autor

Bruno de Azevedo, Universidade Federal da Santa Catarina

Bruno de Azevedo - Universidade Federal de Santa Catarina- Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras - Campus Universitário - Trindade - 88040 - 900 - Florianópolis - SC.

Daniel Reschke Pires - Universidade Federal de Santa Catarina- Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras - Campus Universitário - Trindade - 88040 - 900 - Florianópolis - SC.

Lêda Maria Braga Tomitch - Universidade Federal de Santa Catarina- Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras - Campus Universitário - Trindade - 88040 - 900 - Florianópolis - SC.

Daniel Reschke Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Comunicação e Expressão - Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras - Mestrando do Programa de Pós-Graduaçãoem Inglês - Estudos Linguísticos e Literários.

Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Comunicação e Expressão - Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras -Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Inglês - Estudos Linguísticos e Literários.

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Publicado

2018-05-04

Como Citar

de Azevedo, B., Reschke Pires, D., & Braga Tomitch, L. M. (2018). Compreensão leitora em inglês no ENEM: desvelando processos de inferência. Calidoscópio, 16(1), 122–132. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.11

Edição

Seção

Artigos