Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais
Resumen
Este artigo tem como objetivo avaliar como tecnologias digitais podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades orais durante a aprendizagem de inglês como língua adicional ao contribuírem para diminuir emoções negativas, que tendem a interferir nesse processo. O estudo foi desenvolvido com um grupo de estudantes da Faculdade de Letras da UFMG, em uma disciplina online para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês mediado por computador. A metodologia qualitativa contou com a observação das interações dos estudantes no ambiente online, questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise das experiências emocionais foi feita a partir de padrões de reação à experiência na disciplina, em termos de sentimentos negativos e positivos. Os resultados indicam uma avaliação positiva da disciplina associada a sentimentos de segurança, confiança e conforto dos aprendizes ao falar inglês mediados por tecnologias digitais. Foram também relatadas emoções de tranquilidade e de prazer por alguns participantes. Ao fluir com essas emoções os estudantes podem se sentir mais dispostos a se comunicar em inglês e correr mais riscos no uso da língua.
Palavras-chave: habilidades orais, inglês, emoções, tecnologias digitais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.