Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais

Autores/as

  • Rodrigo Camargo Aragão Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ronaldo Corrêa Gomes Junior Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumen

Este artigo tem como objetivo avaliar como tecnologias digitais podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades orais durante a aprendizagem de inglês como língua adicional ao contribuírem para diminuir emoções negativas, que tendem a interferir nesse processo. O estudo foi desenvolvido com um grupo de estudantes da Faculdade de Letras da UFMG, em uma disciplina online para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês mediado por computador. A metodologia qualitativa contou com a observação das interações dos estudantes no ambiente online, questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise das experiências emocionais foi feita a partir de padrões de reação à experiência na disciplina, em termos de sentimentos negativos e positivos. Os resultados indicam uma avaliação positiva da disciplina associada a sentimentos de segurança, confiança e conforto dos aprendizes ao falar inglês mediados por tecnologias digitais. Foram também relatadas emoções de tranquilidade e de prazer por alguns participantes. Ao fluir com essas emoções os estudantes podem se sentir mais dispostos a se comunicar em inglês e correr mais riscos no uso da língua.

Palavras-chave: habilidades orais, inglês, emoções, tecnologias digitais.

Biografía del autor/a

Rodrigo Camargo Aragão, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professor de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Linguística Aplicada no Departamento de Letras e Artes da UESC. Coordena o grupo de pesquisa FORTE.

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Atualmente é professora titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora nível 1 do CNPq. Coordena o Núcleo de Pesquisa Lingtec.

Ronaldo Corrêa Gomes Junior, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Adjunto da Faculdade de Letras da UFMG nas áreas de Linguagem e Tecnologia e Ensino de Inglês. Membro do núcleo de pesquisa LingTec e integrante do LALINTEC (Laboratório de Linguagem e Tecnologia).

Publicado

2017-06-21

Cómo citar

Aragão, R. C., Paiva, V. L. M. de O. e, & Gomes Junior, R. C. (2017). Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais. Calidoscópio, 15(3), 557–566. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.14