A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência
Resumen
Este artigo apresenta uma análise de comentários online, postados em uma rede social com vistas a observar os modos como professores discursivizam sua própria identidade. A análise teve como base teórica e metodológica a concepção dialógica de linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin; e os estudos sobre identidade e identidade docente. Os dados da pesquisa são compostos pela postagem de uma entrevista pingue-pongue e seus discursos-respostas, constituindo um conjunto de 31 (trinta e um) enunciados do gênero comentário online, postados no grupo “Professores do Paraná” na rede social Facebook. Os resultados da análise apontam para duas regularidades nos discursos-respostas dos professores: (i) enunciados que reenunciam a identidade do professor “mal formado”; (ii) enunciados de resistência em que há uma refutação/confrontação/distanciamento axiológico à identidade depreciativa imposta discursivamente.
Palavras-chave: discurso, identidade docente, comentário online.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.