A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência

Autores/as

  • Nívea Rohling Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba
  • Vilson Rodrigo Diesel Rucinski Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba

Resumen

Este artigo apresenta uma análise de comentários online, postados em uma rede social com vistas a observar os modos como professores discursivizam sua própria identidade. A análise teve como base teórica e metodológica a concepção dialógica de linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin; e os estudos sobre identidade e identidade docente. Os dados da pesquisa são compostos pela postagem de uma entrevista pingue-pongue e seus discursos-respostas, constituindo um conjunto de 31 (trinta e um) enunciados do gênero comentário online, postados no grupo “Professores do Paraná” na rede social Facebook. Os resultados da análise apontam para duas regularidades nos discursos-respostas dos professores: (i) enunciados que reenunciam a identidade do professor “mal formado”; (ii) enunciados de resistência em que há uma refutação/confrontação/distanciamento axiológico à identidade depreciativa imposta discursivamente.

Palavras-chave: discurso, identidade docente, comentário online.

Biografía del autor/a

Nívea Rohling, Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. docente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) da UTFPR Campus Curitiba.

Vilson Rodrigo Diesel Rucinski, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba

Graduado em Letras Português-Inglês pela FAFIUV. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba

Publicado

2017-06-19

Cómo citar

Rohling, N., & Rucinski, V. R. D. (2017). A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência. Calidoscópio, 15(3), 516–528. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.10