Crianças com implante coclear: implicações linguísticas

Autores

  • Sofia Lynce Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (ICS-UCP)
  • Sofia Marques Instituto Jacob Rodrigues Pereira
  • João Paço Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa
  • Ana Mineiro Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (ICS-UCP)

Resumo

O presente estudo exploratório pretende investigar as capacidades linguísticas expressivas de crianças surdas com implante coclear por meio de amostras de linguagem espontânea. Para tal, será calculada a Extensão Média do Enunciado em palavras, e analisado o uso produtivo de morfemas gramaticais. Analisou-se o discurso espontâneo de três crianças portuguesas surdas com implante coclear e de três crianças normo-ouvintes, emparelhadas caso a caso, tendo em conta a idade cronológica, o género e a escolaridade parental. As crianças surdas com implante coclear produziram em média menos 2 palavras por enunciado que as crianças normo-ouvintes. Na morfologia, as crianças com implante coclear da amostra revelaram ainda não ser capazes de produzir plurais irregulares e de usar produtivamente os morfemas flexionais nos modos conjuntivo e imperativo. Em geral, o progresso gramatical parece ser mais lento para crianças surdas com implante coclear quando comparado ao dos seus pares ouvintes. Porém, uma implantação precoce, um maior período de tempo com o implante e uma implantação bilateral parecem trazer benefícios para a linguagem expressiva nesta população.

Palavras-chave: implantes cocleares, linguagem, gramática.

Biografia do Autor

Sofia Lynce, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (ICS-UCP)

Fonoaudióloga, Bolseira de investigação do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, Mestre em Linguística Clínica pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa - 2013

 

Sofia Marques, Instituto Jacob Rodrigues Pereira

Fonoaudióloga do Instituto Jacob Rodrigues Pereira, Mestre em Linguística Clínica pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa - 2014

João Paço, Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa

Otorrinolaringologista, Investigador da Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa, Doutor em Otorrinalaringologia, na Universidade Nova de Lisboa - 1991, Agregado em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa - 2010,  Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa - 2014

Ana Mineiro, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (ICS-UCP)

Linguista, Investigadora do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, Doutor em Linguística Portuguesa, na Universidade de Lisboa - 2005, Agregada em Linguística pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa - 2016

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Publicado

2017-06-14

Como Citar

Lynce, S., Marques, S., Paço, J., & Mineiro, A. (2017). Crianças com implante coclear: implicações linguísticas. Calidoscópio, 15(2), 388–398. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.152.15

Edição

Seção

Artigos