O impacto da dimensão situacional do discurso sobre a articulação textual
Resumo
Neste trabalho, o objetivo é investigar as relações entre a situação de ação e a construção conjunta do discurso pelos interlocutores. Para alcançar esse objetivo, procedo a um estudo contrastivo de dois discursos bastante diferentes: a crônica Conversinha mineira, de Fernando Sabino, e o debate eleitoral promovido pela Rede Globo entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, no segundo turno da campanha presidencial de 2014. Para fundamentar as análises, articulo basicamente dois conceitos desenvolvidos em trabalhos de Roulet e sua equipe: processo de negociação e quadro interacional. O estudo de cada discurso e sua análise contrastiva evidenciaram que tanto o autor quanto a emissora de televisão, por terem o controle da interação, se valem da estratégia de criar interações marcadas pela polêmica e pela agressividade ou pela mútua incompreensão dos interlocutores. Com isso, conseguem produzir interações maximamente atrativas para o leitor e para o espectador, respectivamente.
Palavras-chave: dimensão situacional, articulação textual, poder.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.