Subjetividade e práticas discursivo-pedagógicas no ensino de Português Língua Estrangeira

Autores

  • Carla Nunes Vieira Tavares Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

Diante da internacionalização do ensino superior no Brasil,este artigo discute possíveis efeitos na subjetividade decorrentes de atividades discursivo-pedagógicas de alguns cursos de Português como Língua Estrangeira (PLE). O pressuposto direcionador postula que aprender uma língua estrangeira instaura tanto um encontro com outro modo de (se) ver (n)o mundo, como um confronto advindo da diversidade dos modos de nomeação e de discursivização na língua outra. A análise do corpus se pauta em uma perspectiva discursiva atravessada por conceitos da psicanálise freudo-lacaniana. As atividades analisadas indiciam uma desnaturalização das estruturas e das redes de pertença dos alunos, suscitando tanto um movimento de (re)afirmação identitária, como instâncias de identificação à diversidade de perspectivas.

Palavras-chave: subjetividade, discurso, português como língua estrangeira.

Biografia do Autor

Carla Nunes Vieira Tavares, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP e em Ciências da Linguagem pela Université de Franche-Comté, FR. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Subjetividade.

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Publicado

2017-06-21

Como Citar

Tavares, C. N. V. (2017). Subjetividade e práticas discursivo-pedagógicas no ensino de Português Língua Estrangeira. Calidoscópio, 15(2), 295–304. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.152.07

Edição

Seção

Artigos