Construção de entendimentos na reunião pedagógica: posicionamentos e intersubjetividade em conarração

Autores

  • Célia Elisa Alves de Magalhães Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Maria das Graças Dias Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

Este estudo investiga a construção de entendimento durante a negociação de decisão em uma reunião pedagógica no contexto escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, fundamentada na construção da intersubjetividade segundo a Análise da Conversa Etnometodológica e a Análise da Narrativa, de cunho interacional e sequencial, em interface com a teoria de posicionamentos. As narrativas constituem a prática discursiva docente que emerge na interação como fala ‘no’ e ‘sobre’ o trabalho. Os dados, gerados por meio da gravação em áudio e transcritos mediante convenções da Análise da Conversa, são excertos de uma reunião entre professores de inglês, realizada em uma escola particular do Rio de Janeiro. A reunião tem como proposta a discussão sobre a padronização de notas em testes simulados de inglês para a indicação de alunos à realização de exames internacionais de proficiência na referida língua. No contexto pesquisado, os resultados indicam que os professores recorrem à narrativização de experiências da sua prática profissional para construir entendimentos e sustentar a intersubjetividade na interação. Os dados sugerem que a busca pela compreensão mútua na interação face a face aponta para a construção da intersubjetividade em dois níveis discursivos: a conarração interacional e as narrativas encaixadas.

Palavras-chave: reunião pedagógica, narrativa, posicionamentos, intersubjetividade.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

Magalhães, C. E. A. de, & Pereira, M. das G. D. (2017). Construção de entendimentos na reunião pedagógica: posicionamentos e intersubjetividade em conarração. Calidoscópio, 15(2), 254–268. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.152.04

Edição

Seção

Artigos