O texto de divulgação científica no meio digital e a retórica dos hiperlinks: uma experiência no ensino médio integrado ao técnico
Resumo
A leitura e a escrita no meio digital têm demandado novas posturas por parte de educadores de modo geral. A partir dessa premissa, este artigo pretende mostrar como textos da esfera da divulgação científica, quando encontrados no meio digital, podem ser utilizados como objetos de ensino-aprendizagem (Dolz e Schneuwly, 2004). Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista, uma vez que busca refletir sobre o processo e os resultados de uma situação didática, elaborada para um público específico, alunos do segundo semestre de um curso técnico integrado ao ensino médio. Os resultados desse evento de multiletramentos apontam para a apropriação (por parte do aluno) do hiperlink na leitura e produção do texto digital, configurando uma retórica permeada por vozes do outro, considerando a especificidade de circulação na hipermídia. Além disso, buscou-se a construção de um posicionamento ético e crítico em relação aos textos hipermidiáticos, sobretudo no que se refere à apropriação de textos de terceiros.
Palavras-chave: textos de divulgação científica, hipertexto, hipermídia, hiperlink, multiletramentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.