O texto de divulgação científica no meio digital e a retórica dos hiperlinks: uma experiência no ensino médio integrado ao técnico

Autores

  • Eli Gomes Castanho IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

A leitura e a escrita no meio digital têm demandado novas posturas por parte de educadores de modo geral. A partir dessa premissa, este artigo pretende mostrar como textos da esfera da divulgação científica, quando encontrados no meio digital, podem ser utilizados como objetos de ensino-aprendizagem (Dolz e Schneuwly, 2004). Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista, uma vez que busca refletir sobre o processo e os resultados de uma situação didática, elaborada para um público específico, alunos do segundo semestre de um curso técnico integrado ao ensino médio. Os resultados desse evento de multiletramentos apontam para a apropriação (por parte do aluno) do hiperlink na leitura e produção do texto digital, configurando uma retórica permeada por vozes do outro, considerando a especificidade de circulação na hipermídia. Além disso, buscou-se a construção de um posicionamento ético e crítico em relação aos textos hipermidiáticos, sobretudo no que se refere à apropriação de textos de terceiros.

Palavras-chave: textos de divulgação científica, hipertexto, hipermídia, hiperlink, multiletramentos.

Biografia do Autor

Eli Gomes Castanho, IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP. Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Professor de Língua Portuguesa no IFMS, campus Ponta Porã.

Downloads

Publicado

2016-12-05

Como Citar

Castanho, E. G. (2016). O texto de divulgação científica no meio digital e a retórica dos hiperlinks: uma experiência no ensino médio integrado ao técnico. Calidoscópio, 14(3), 423–432. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.06