Análise linguística no ensino de língua materna: uma abordagem sistêmico-funcional

Autores

  • Cícero da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Neste trabalho, investigamos saberes de diferentes origens na construção da inovação em atividades de análise linguística para aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica. Os dados foram gerados por meio da prática de laboratório de criação de material didático, estendendo-se numa pesquisa piloto para aplicação de uma unidade didática, numa turma do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram como o conteúdo da tradição gramatical emerge diante da tentativa de construção de objetos de ensino diferenciados quando comparados à tradição do ensino de língua materna. A inovação produzida é decorrente do enfoque sistêmico-funcional da gramática para leitura e análise linguística, resultando num trabalho didático com e sobre a língua.

Palavras-chave: gramática, Linguística Aplicada, material didático.

Biografia do Autor

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

É graduado em Letras - Licenciatura plena em Português-Inglês pela Universidade do Tocantins (2001), especialista em Leitura e Produção Escrita pela Universidade Federal do Tocantins (2006) e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (2011). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando no Curso de Educação do Campo - Campus Universitário de Tocantinópolis. Também cursa Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura, na mesma instituição em que trabalha. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, gêneros do discurso e Educação do Campo (Pedagogia da Alternância).

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2001), mestrado (2003), doutorado (2006) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University - PolyU (2014). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico e Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras). Na graduação,leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Campus Universitário de Palmas. Coordenou o Centro Interdisciplinar de Memória dos Estágios Supervisionados das Licenciaturas - CIMES (2009.2 a 2013.1). Foi Bolsista de Produtividade 2F (CNPq) entre os anos 2009 e 2012. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de gramática, gêneros textuais, letramento, alfabetização, material didático, práticas de escrita, práticas de leitura e estágio supervisionado nas licenciaturas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Atualmente, é Diretor de Pesquisa da UFT/Propesq e Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo programa institucional da referida universidade.

Downloads

Publicado

2016-10-30

Como Citar

da Silva, C., & Silva, W. R. (2016). Análise linguística no ensino de língua materna: uma abordagem sistêmico-funcional. Calidoscópio, 14(3), 377–389. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.02