Vozes enunciativas da literatura não científica na escrita de Relatórios de Estágio de professores de línguas
Resumo
Neste trabalho, analisamos vozes enunciativas que emergem na escrita de Relatórios de Estágio produzidos por professores de línguas a partir de usos de práticas de citação de literatura não científica. Consideramos as diferentes vozes enunciativas trazidas pelas citações identificadas nessa escrita e examinamos as contribuições das formas linguísticas de inscrição do outro e do si-mesmo no enunciado. Filiamo-nos aos trabalhos no âmbito dos estudos dialógicos da linguagem sobre os esquemas linguísticos do discurso citado e reportado e da Linguística Sistêmico-Funcional, através da noção do Sistema Semântico de Projeção. Nos excertos analisados, destacamos os esquemas linguísticos do discurso citado e reportado, os tipos de processos sociossemióticos envolvidos no Sistema de Projeção e os subsistemas envolvidos nos tipos de projeção, tais como modo de projeção, nível de projeção, a função da fala e a função discursiva desses recursos. Assumimos a abordagem da pesquisa qualitativa e a metodologia da análise documental para caracterizar o tratamento dado aos documentos pesquisados. Os resultados da investigação mostram que as práticas de citação da literatura não científica são mobilizadas nos relatórios como se tivessem autoridade científica e se manifestam em enunciados que apresentam orientações para agir em sala de aula; ensina como pais e professores devem agir para educar; traz exemplo de realização pessoal para testemunhar experiência bem-sucedida; conduz à crença de ideal impossível.
Palavras-chave: formação inicial de professores de línguas, relatórios de estágio, vozes sociais, projeção, citações.
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