Vozes enunciativas da literatura não científica na escrita de Relatórios de Estágio de professores de línguas

Autores

  • Lívia Chaves de Melo Universidade Federal de Tocantins
  • Adair Vieira Gonçalves Professor da Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Neste trabalho, analisamos vozes enunciativas que emergem na escrita de Relatórios de Estágio produzidos por professores de línguas a partir de usos de práticas de citação de literatura não científica. Consideramos as diferentes vozes enunciativas trazidas pelas citações identificadas nessa escrita e examinamos as contribuições das formas linguísticas de inscrição do outro e do si-mesmo no enunciado. Filiamo-nos aos trabalhos no âmbito dos estudos dialógicos da linguagem sobre os esquemas linguísticos do discurso citado e reportado e da Linguística Sistêmico-Funcional, através da noção do Sistema Semântico de Projeção. Nos excertos analisados, destacamos os esquemas linguísticos do discurso citado e reportado, os tipos de processos sociossemióticos envolvidos no Sistema de Projeção e os subsistemas envolvidos nos tipos de projeção, tais como modo de projeção, nível de projeção, a função da fala e a função discursiva desses recursos. Assumimos a abordagem da pesquisa qualitativa e a metodologia da análise documental para caracterizar o tratamento dado aos documentos pesquisados. Os resultados da investigação mostram que as práticas de citação da literatura não científica são mobilizadas nos relatórios como se tivessem autoridade científica e se manifestam em enunciados que apresentam orientações para agir em sala de aula; ensina como pais e professores devem agir para educar; traz exemplo de realização pessoal para testemunhar experiência bem-sucedida; conduz à crença de ideal impossível.

Palavras-chave: formação inicial de professores de línguas, relatórios de estágio, vozes sociais, projeção, citações.

Biografia do Autor

Lívia Chaves de Melo, Universidade Federal de Tocantins

Possui Licenciatura dupla em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa - 2006), Especialização em Leitura e Produção Escrita (2008), Mestrado em Ensino de Língua e Literatura (2011) e Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura (2015) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/CAPES). Em 2013 desenvolveu pesquisa de doutorado na The Polytechnic University of Hong Kong ? (PolyU). Atua no ensino e formação de professores de língua materna e estrangeira.

Adair Vieira Gonçalves, Professor da Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras - Faculdades Toledo de Araçatuba (1990), mestrado em Filologia e Linguística Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) , Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2007), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna na Faculté de Psychologie et Sciences de lEducation (FAPSE), da Université de Genève (UNIGE), Suíça, sob a direção do Prof. Dr. Joaquim Dolz. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando no Programa de Pós-graduação em letras da UFGD e no Programa de Pós-graduação em Letras- Ensino de Língua e de Literatura da Universidade Federal do Tocantins- campus de Araguaína, e pesquisador nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É vice-líder do GT/ANPOLL Gêneros textuais/discursivos e Editor da Revista Raído. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, e atua nos temas: ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa , formação de professor de Língua Portuguesa na abordagem da teoria enunciativa de Bakhtin e dos gêneros do discurso e na vertente do interacionismo sociodiscursivo.

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Publicado

2016-08-02

Como Citar

de Melo, L. C., & Gonçalves, A. V. (2016). Vozes enunciativas da literatura não científica na escrita de Relatórios de Estágio de professores de línguas. Calidoscópio, 14(2), 294–308. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.142.12

Edição

Seção

Artigos