Publicidade, humor e ensino: hipóteses de trabalho

Autores

  • Roberto Leiser Baronas Universidade Federal de São Carlos - UFScar
  • Ligia Mara Boin Menossi de Araujo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar e FAPESP.

Resumo

Neste artigo, de natureza teórico-prática, com base em uma leitura discursiva de quatro outdoors, dados a circular em 2007 por conta de uma campanha publicitária de uma empresa brasileira de hortifrutigranjeiros, perscrutamos a hipótese de se tratar didaticamente tais gêneros discursivos com objetivo de auxiliar no trabalho de produção de textos e leitura na escola. Fundamentamos epistemologicamente nossa proposição na tríade conceitual: cena englobante; cena genérica e cenografia, proposta por Dominique Maingueneau no âmbito dos estudos do discurso.

Palavras-chave: discurso, gênero discursivo, leitura e produção de textos na escola.

Biografia do Autor

Roberto Leiser Baronas, Universidade Federal de São Carlos - UFScar

Professor no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Ligia Mara Boin Menossi de Araujo, Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar e FAPESP.

Doutoranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar  e bolsista FAPESP.

Downloads

Publicado

2015-05-19

Como Citar

Baronas, R. L., & Araujo, L. M. B. M. de. (2015). Publicidade, humor e ensino: hipóteses de trabalho. Calidoscópio, 13(1), 60–67. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.131.06

Edição

Seção

Artigos