O texto dramático shakespeariano na aula de língua inglesa do ensino médio

Autores

  • Isaias Francisco de Carvalho Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Tcharly Magalhães Briglia Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Resumo

Este artigo pretende evidenciar uma possibilidade de inserção da literatura nas aulas de língua inglesa do Ensino Médio. Nessa interface língua-literatura, a perspectiva adotada contempla dinâmicas de interação social por meio do texto dramático. O objeto literário para análise e aplicação é a comédia A megera domada, de William Shakespeare, texto utilizado na proposta de ensino do gênero dramático. Sendo assim, neste artigo, as dimensões pedagógicas, sociais e discursivas, decorrentes da escolha de um texto clássico para um programa de Ensino Médio, são consideradas e discutidas a partir da revisão teórica a respeito das orientações curriculares governamentais para o ensino de inglês nessa etapa escolar. A análise dos conceitos de literatura, leitor e recepção é conduzida principalmente com base em teorias do campo da estética da recepção, com o intuito de refl etir acerca da importância da obra de William Shakespeare e o papel da escola no exercício de uma desejável popularização dos clássicos. Objetivou-se apresentar uma proposta fundamentada de ensino de língua inglesa com esse texto literário shakespeariano, partindo do pressuposto de que o gênero dramático contribui para o ensino articulado das habilidades de comunicação oral, expressão escrita e leitura, proposta adequada para a aprendizagem de inglês no Ensino Médio, como determinam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, que, embora não discutam a inserção da literatura inglesa, apresentam o conceito de letramento como aspecto basilar do ensino da língua estrangeira.

Palavras-chave: literatura, texto dramático, letramento.

Biografia do Autor

Isaias Francisco de Carvalho, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professor Adjunto de Literaturas Anglófonas e de Língua Inglesa do Departamento de Letras e Artes dana Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC; Membro do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UESC; Doutor em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Poeta.

Tcharly Magalhães Briglia, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Licenciado em Letras/Inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Escritor de teatro amador.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

Carvalho, I. F. de, & Briglia, T. M. (2013). O texto dramático shakespeariano na aula de língua inglesa do ensino médio. Calidoscópio, 11(3), 306–319. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2013.113.09