O texto dramático shakespeariano na aula de língua inglesa do ensino médio
Resumen
Este artigo pretende evidenciar uma possibilidade de inserção da literatura nas aulas de língua inglesa do Ensino Médio. Nessa interface língua-literatura, a perspectiva adotada contempla dinâmicas de interação social por meio do texto dramático. O objeto literário para análise e aplicação é a comédia A megera domada, de William Shakespeare, texto utilizado na proposta de ensino do gênero dramático. Sendo assim, neste artigo, as dimensões pedagógicas, sociais e discursivas, decorrentes da escolha de um texto clássico para um programa de Ensino Médio, são consideradas e discutidas a partir da revisão teórica a respeito das orientações curriculares governamentais para o ensino de inglês nessa etapa escolar. A análise dos conceitos de literatura, leitor e recepção é conduzida principalmente com base em teorias do campo da estética da recepção, com o intuito de refl etir acerca da importância da obra de William Shakespeare e o papel da escola no exercício de uma desejável popularização dos clássicos. Objetivou-se apresentar uma proposta fundamentada de ensino de língua inglesa com esse texto literário shakespeariano, partindo do pressuposto de que o gênero dramático contribui para o ensino articulado das habilidades de comunicação oral, expressão escrita e leitura, proposta adequada para a aprendizagem de inglês no Ensino Médio, como determinam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, que, embora não discutam a inserção da literatura inglesa, apresentam o conceito de letramento como aspecto basilar do ensino da língua estrangeira.
Palavras-chave: literatura, texto dramático, letramento.
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