Ética pelo diálogo em meio aos letramentos: perspectivas para pesquisas de formação de alunos e professores de línguas

Autores

  • Nara Hiroko Takaki Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade de São Paulo

Resumo

Este texto é parte da minha pesquisa de pós-doutorado e de outra pesquisa de formação de alunos e professores de inglês pelos letramentos, ambas em andamento. O objetivo é apresentar momentos ilustrativos da perspectiva de ampliação do conceito de diálogo, como ética, entre pesquisadora, alunos, professores e técnicos em educação. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, interpretativa e exploratória. Destaca-se a compreensão do Outro, por meio da escuta, do silêncio e de escolhas, segundo concepções emergentes em pesquisas dessa natureza.

Palavras-chave: ética, diálogo, pesquisa.

Biografia do Autor

Nara Hiroko Takaki, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade de São Paulo

Docente do Curso de Letras, atuando no ensino e formação de alunos e professores de língua inglesa. Cadastrada no Programa de Pós-Graduação da UFMS/CG. Atua com as seguintes linhas ou temas de pesquisa: Linguística Aplicada, Ensino e Aprendizagem de Línguas, Língua Estrangeira e Educação, Formação de professores de Línguas, Multiletramentos, Novos Letramentos, Ética pós-colonial em pesquisas. É membro de dois Grupos de Pesquisa: Projeto Nacional de Formação de Professores, Educação Crítica, Novos Letramentos e Multiletramentos pela USP e Estudos em Linguística Aplicada de Mato Grosso do Sul pela UFMS. É membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil e da Associação Brasileira de Estudos Canadenses.

Downloads

Publicado

2013-03-28

Como Citar

Takaki, N. H. (2013). Ética pelo diálogo em meio aos letramentos: perspectivas para pesquisas de formação de alunos e professores de línguas. Calidoscópio, 11(1), 53–62. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2013.111.06

Edição

Seção

Artigos