Interação e identidade no rádio: o caso de um programa popular de Belo Horizonte

Autores

  • Paticia Rodrigues Tanuri Baptista Faculdade Novos Horizontes

Resumo

Este artigo focaliza conversas telefônicas entre ouvintes e locutores de rádio e tem como objetivo principal descrever e analisar, em um programa de rádio popular de Belo Horizonte, as estratégias discursivas utilizadas pelos interactantes no processo de co-construção de identidades sociais. Trata-se de um trabalho de microanálise do discurso, na área da Sociolinguística Interacional (Gumperz, 1982; Tannen, 1984, 1989; Schiffrin, 1996). Os dados foram obtidos a partir de gravações em fita magnética áudio, contabilizando trezentas páginas transcritas e 171 interações. Foi selecionado para os fins de análise a que este trabalho se propõe o programa “Mistureba” pertencente à Rádio Favela de Belo Horizonte (Favela FM). A análise revela que, no programa em estudo, as identidades sociais de locutor e ouvinte são construídas com base na demonstração de uma afiliação social que se revela, sobretudo, no uso de formas de tratamento que reivindicam inclusão no grupo e de escolhas lexicais que se refletem no uso de um dialeto próprio. Este trabalho também tornou possível a compreensão do ethos de interações radiofônicas brasileiras que se definem, na sua essência, como lugar de “inter-ação” social pautado, nos dizeres de Da Matta (1979), pelo “horror às distâncias” e pelo desejo à proximidade.

Palavras-chave: linguagem, identidade, interação, rádio.

Biografia do Autor

Paticia Rodrigues Tanuri Baptista, Faculdade Novos Horizontes

A autora deste artigo é mestra em Letras: Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem realizado pesquisas na área de Análise do Discurso (Sociolinguística Interacional) em relação de interface com a Análise da Conversação. Atualmente, é professora das disciplinas Comunicação e Expressão, Comunicação Empresarial e Interpretação e Produção de Textos para os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes (Belo Horizonte - MG)

Downloads

Publicado

2011-07-26

Como Citar

Baptista, P. R. T. (2011). Interação e identidade no rádio: o caso de um programa popular de Belo Horizonte. Calidoscópio, 9(2), 106–115. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2011.92.03

Edição

Seção

Artigos