Interação e identidade no rádio: o caso de um programa popular de Belo Horizonte
Resumen
Este artigo focaliza conversas telefônicas entre ouvintes e locutores de rádio e tem como objetivo principal descrever e analisar, em um programa de rádio popular de Belo Horizonte, as estratégias discursivas utilizadas pelos interactantes no processo de co-construção de identidades sociais. Trata-se de um trabalho de microanálise do discurso, na área da Sociolinguística Interacional (Gumperz, 1982; Tannen, 1984, 1989; Schiffrin, 1996). Os dados foram obtidos a partir de gravações em fita magnética áudio, contabilizando trezentas páginas transcritas e 171 interações. Foi selecionado para os fins de análise a que este trabalho se propõe o programa “Mistureba” pertencente à Rádio Favela de Belo Horizonte (Favela FM). A análise revela que, no programa em estudo, as identidades sociais de locutor e ouvinte são construídas com base na demonstração de uma afiliação social que se revela, sobretudo, no uso de formas de tratamento que reivindicam inclusão no grupo e de escolhas lexicais que se refletem no uso de um dialeto próprio. Este trabalho também tornou possível a compreensão do ethos de interações radiofônicas brasileiras que se definem, na sua essência, como lugar de “inter-ação” social pautado, nos dizeres de Da Matta (1979), pelo “horror às distâncias” e pelo desejo à proximidade.
Palavras-chave: linguagem, identidade, interação, rádio.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.