Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.10Resumo
Este artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agir.
Palavras-chave: formação continuada de professores de língua portuguesa; comunidades de desenvolvimento profissional docente; trabalho coletivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.