A literatura de cordel como mediação no ensino de leitura e análise linguística
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.04Resumo
Este trabalho tem como objetivo evidenciar a literatura de cordel como objeto cultural de ensino que alude à tradição oral e às práticas sociais do povo nordestino. Por meio de uma pesquisa-ação, que se insere num viés qualitativo e de formação docente, observa-se como a literatura popular pode contribuir para uma abordagem de ensino de leitura e análise linguística/semiótica na aula de Língua Portuguesa. Pautando-se numa prática de letramento multifacetada/multimodal e de reflexão sobre a língua(gem), ancora-se numa abordagem multicultural de leitura de gêneros textuais de tradição oral. Para tanto, busca-se respaldo teórico em Geraldi (2010; 2014), Kleiman e Signorini (1995), Rodrigues (2009; 2016), e nos documentos oficiais: PCN (Brasil, 1998); BNCC (Brasil, 2018). Com um olhar para a educação básica, apresenta-se uma proposta de letramento escolar mediada por folhetos de cordel e desenvolvida como projeto de leitura interdisciplinar numa escola pública do estado da Paraíba. Os resultados apontaram para o fato de que, como representação sociocultural popular, o cordel encontra seu valor como prática educativa de ensino-aprendizagem ao criar condições para que o aluno contemple a diversidade linguística e amplie seu conhecimento sobre a linguagem, valorizando o contexto cultural em que está inserido.
Palavras-chave: Literatura de cordel; Ensino de língua(gens); Leitura; Análise linguística/Semiótica.
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