Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes / refugiados
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.09Resumen
Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da formação de professores em abordagens plurais visando o acolhimento linguístico de migrantes e refugiados. O ambiente escolar e os cursos de português como língua de acolhimento são marcados pelo monolinguismo ou pelo bilinguismo que privilegia apenas idiomas de prestígio. Assim, apresentamos as abordagens plurais como alternativas para o ensino numa perspectiva plurilíngue em oposição à tradição monolíngue vigente. Na sequência, analisamos duas iniciativas que se inscrevem sob a ótica do plurilinguismo – a cartilha “Alunos Imigrantes na Escola” e o projeto “Literatura de Refúgio”. Nossas análises mostram que o sucesso da aprendizagem de estudantes migrantes está relacionado à possibilidade de mobilizar suas línguas e culturas simultaneamente à aquisição do português como língua adicional e isso ocorre apenas quando docentes desenvolvem suas competências plurilíngues.
Palavras-chave: plurilinguismo; abordagens plurais; ensino no contexto de migração e refúgio.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.