“Povo”, “popular”, “people(’s)”: efeitos de minoração e facilitação de leitura em enciclopédias ditas populares
Resumen
Neste artigo, nos debruçaremos sobre os efeitos de sentido dos significantes “povo” e “people” (além de outros em remissão a eles), em enciclopédias, quando em interação com alguns adjetivos, com a finalidade de analisar como a ideologia os vai trabalhando e constituindo sentidos evidentes para eles em instrumentos que referendam – ou podem referendar – as ideologias dominantes. Nosso objetivo, portanto, se insere numa tradição de trabalhos que analisam como se constituem, se formulam e circulam os sentidos do significante (e da categoria) “povo” (como Orlandi, 2003 e Lima, 1990), visto que muito ainda há a ser produzido sobre a temática no entrecruzamento dos estudos de linguagem e de outras áreas. Buscando compreender o que significa “povo” quando se autointitula “popular”, elegemos como material de análise duas enciclopédias escritas em línguas diferentes, mas publicadas na mesma década: a Chambers’s Encyclopaedia: a Dictionary of Universal Knowledge for the People, volume I, edição de 1871, e a Encyclopedia popular, de 1879. Como aparato teórico, trabalharemos com a análise do discurso fundada por Michel Pêcheux, sobretudo com categorias como arquivo e imaginário. Ainda evocaremos as definições dos verbetes “povo”, do Dicionário Aurélio, e “people”, do Cambridge Dictionary Online. Por fim, verificamos que o discurso sobre o “povo”, sobre o “popular”, sobre aquilo que a enciclopédia Chamber’s chama da “common people”, opera como uma mesma regularidade de sentidos, como uma espécie de paráfrase que divide os Estados em classes sociais que acabam sendo associadas não apenas ao poderio de capital, mas às capacidades intelectuais.
Palavras-chave: enciclopédias populares; povo; análise do discurso.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.