Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação

Autores/as

  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá.

Resumen

Este estudo objetiva elaborar uma proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura voltada ao gênero crônica, empregado no ensino fundamental, a partir do princípio temático oriundo das proposições do Círculo de Bakhtin, a contribuir para os estudos sobre o ensino e aprendizagem de língua materna escrita, tanto nas habilidades de leitura quanto em produção textual escrita. Assim, centraliza-se nas perspectivas sobre leitura, com ênfase nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, que destacam a relevância dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do aluno, como leitor na escola. Para a elaboração da proposta, são considerados os seguintes passos: (1) o levantamento das ideias principais do texto; (2) a elaboração de um texto, a partir dessas ideias; (3) a confecção de perguntas de leitura a partir das ideias elencadas; (4) a produção pelo aluno-leitor de um texto como réplica/contrapalavra a partir das respostas às perguntas. Os resultados, em relação à proposta de ordenação e de sequenciação de perguntas, apontam: (1) a identificação de ideias principais ligadas ao texto; (2) o posicionamento diante da temática do texto; (3) a produção de texto como réplica/contrapalavra como consequência de todo o processo.

Palavras-chave: ordenação, sequenciação, perguntas de leitura, temática, crônica.

Biografía del autor/a

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutoranda em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2015). Mestre em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2010). Graduada em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa pela UEM (2007).

Atualmente, é professora Adjunta, da Universidade Federal do Tocantins - UFT, no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado), no campus de Porto Nacional.

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá.

Docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis).

Publicado

2018-05-04

Cómo citar

Fuza, Ângela F., & Menegassi, R. J. (2018). Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação. Calidoscópio, 16(1), 33–47. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.04