Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação
Resumen
Este estudo objetiva elaborar uma proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura voltada ao gênero crônica, empregado no ensino fundamental, a partir do princípio temático oriundo das proposições do Círculo de Bakhtin, a contribuir para os estudos sobre o ensino e aprendizagem de língua materna escrita, tanto nas habilidades de leitura quanto em produção textual escrita. Assim, centraliza-se nas perspectivas sobre leitura, com ênfase nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, que destacam a relevância dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do aluno, como leitor na escola. Para a elaboração da proposta, são considerados os seguintes passos: (1) o levantamento das ideias principais do texto; (2) a elaboração de um texto, a partir dessas ideias; (3) a confecção de perguntas de leitura a partir das ideias elencadas; (4) a produção pelo aluno-leitor de um texto como réplica/contrapalavra a partir das respostas às perguntas. Os resultados, em relação à proposta de ordenação e de sequenciação de perguntas, apontam: (1) a identificação de ideias principais ligadas ao texto; (2) o posicionamento diante da temática do texto; (3) a produção de texto como réplica/contrapalavra como consequência de todo o processo.
Palavras-chave: ordenação, sequenciação, perguntas de leitura, temática, crônica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.