A metáfora e a metonímia na categorização do conhecimento: o caso da terminologia da fauna e da flora
Resumen
No presente trabalho, abordaremos a presença da metáfora e da metonímia para a expansão do vocabulário da Fauna e da Flora em língua portuguesa. Assim, analisamos as variantes denominativas que compõem tal terminologia, ênfase para as expressões cromáticas especializadas, isto é, sintagmas nominais que apresentam em sua composição pelo menos um dos seguintes nomes de cores: branco, vermelho, amarelo, azul, verde, laranja, cinza, marrom, rosa, roxo, violeta e anil. Objetivamos demonstrar que a percepção humana, expressada linguisticamente por meio da metáfora e da metonímia, direciona a categorização dos conceitos dessa área, contribuindo para a expansão da terminologia e atuando na divulgação e na popularização do conhecimento.
Palavras-chave: metáfora e metonímia, Fauna e Flora, variação denominativa, expressões cromáticas especializadas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.