A referenciação em vídeos do YouTube de divulgação científica: uma atividade sincrética

Autores/as

  • Marcos Filipe Zandonai Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Maria Eduarda Giering Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Resumen

O presente artigo trata da construção de objetos de discurso em um vídeo do YouTube de divulgação científica. Seu objetivo geral é examinar a contribuição da performance teatral na referenciação. Selecionamos, para análise, um episódio audiovisual do canal iBioMovies, buscando entender de que maneira os movimentos corporais do divulgador participam da coesão e da produção de efeitos pragmáticos, uma vez que, nesse canal, o corpo dos cientistas, bem como outros recursos imagéticos, é usado para criar uma espécie de “teatro” que visa explicar ciência. O funcionamento da referenciação é averiguado à luz da proposta classificatória de Cavalcante (2003, 2011). Adotamos, outrossim, o quadro teórico de Charaudeau (2008, 2009), assumindo que as características do contrato de midiatização da ciência sobredeterminam as escolhas de manutenção do tópico discursivo. O texto audiovisual é, aqui, concebido como texto sincrético, na perspectiva semiótica de Greimas (Greimas e Courtés, 2013; Barros, 1990), visto que instancia distintas modalidades de linguagem, o que requer que empreguemos noções da Semiótica Plástica, segundo Pietroforte (2008), e da comunicação não verbal (Rector e Trinta, 2005), para, assim, mapearmos o semi-simbolismo desse texto. Procedemos a uma pesquisa qualitativa, por meio da qual obtemos as unidades de significação do episódio. Os resultados da pesquisa mostram os pontos de correferencialidade entre itens imagéticos e nomeações lexicalmente expressas. Procuramos, ainda, explicar as ocorrências dessa referenciação sincrética quanto a suas possíveis funções no projeto ilocucional do episódio.

Palavras-chave: referenciação, YouTube, midiatização da ciência, semiótica.

Biografía del autor/a

Marcos Filipe Zandonai, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e graduado em Letras pela mesma universidade. Desde a iniciação científica, tem participado do grupo de pesquisa "Comunicação da Ciência: Estudos linguístico-discursivos", coordenado pela professora Drª. Maria Eduarda Giering. Esse grupo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS. Sua pesquisa de Mestrado, defendida em janeiro de 2016, aborda o fenômeno da referenciação em vídeos do YouTube de divulgação científica. Verificou-se, em especial, na Dissertação, o papel dos elementos visuais na construção de objetos de discurso. Tem experiência nas seguintes áreas: Linguística Aplicada, Linguística Textual, Semiolinguística e Semiótica. Atua principalmente com os temas: divulgação científica midiática, discurso, referenciação, semiótica e comunicação não verbal.

Maria Eduarda Giering, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui mestrado em Teoria Literária pela PUCRS. É graduada em Letras (Português e Literatura) e em Comunicação Social (Relações Públicas) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Realizou estágio pós-doutoral na Université Paris-IV (2015). Atualmente é professora titular na UNISINOS. No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, desenvolve pesquisas sobre o discurso verbal e verbo-icônico de comunicação da ciência, fundamentadas na Semiolinguística e na Análise Textual dos Discursos. Seus trabalhos versam, ainda, sobre gêneros do discurso, argumentação e discurso midiático.

Publicado

2016-12-05

Cómo citar

Zandonai, M. F., & Giering, M. E. (2016). A referenciação em vídeos do YouTube de divulgação científica: uma atividade sincrética. Calidoscópio, 14(3), 466–479. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.10