A referenciação em vídeos do YouTube de divulgação científica: uma atividade sincrética
Resumen
O presente artigo trata da construção de objetos de discurso em um vídeo do YouTube de divulgação científica. Seu objetivo geral é examinar a contribuição da performance teatral na referenciação. Selecionamos, para análise, um episódio audiovisual do canal iBioMovies, buscando entender de que maneira os movimentos corporais do divulgador participam da coesão e da produção de efeitos pragmáticos, uma vez que, nesse canal, o corpo dos cientistas, bem como outros recursos imagéticos, é usado para criar uma espécie de “teatro” que visa explicar ciência. O funcionamento da referenciação é averiguado à luz da proposta classificatória de Cavalcante (2003, 2011). Adotamos, outrossim, o quadro teórico de Charaudeau (2008, 2009), assumindo que as características do contrato de midiatização da ciência sobredeterminam as escolhas de manutenção do tópico discursivo. O texto audiovisual é, aqui, concebido como texto sincrético, na perspectiva semiótica de Greimas (Greimas e Courtés, 2013; Barros, 1990), visto que instancia distintas modalidades de linguagem, o que requer que empreguemos noções da Semiótica Plástica, segundo Pietroforte (2008), e da comunicação não verbal (Rector e Trinta, 2005), para, assim, mapearmos o semi-simbolismo desse texto. Procedemos a uma pesquisa qualitativa, por meio da qual obtemos as unidades de significação do episódio. Os resultados da pesquisa mostram os pontos de correferencialidade entre itens imagéticos e nomeações lexicalmente expressas. Procuramos, ainda, explicar as ocorrências dessa referenciação sincrética quanto a suas possíveis funções no projeto ilocucional do episódio.
Palavras-chave: referenciação, YouTube, midiatização da ciência, semiótica.
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