Observação pedagógica em contexto de aprendizagem telecolaborativa

Autores

  • Ludmila Belotti Andreu Funo UNESP - Campus de São José do Rio Preto
  • Anna-Katharina Elstermann UNESP/ASSIS e RUHR-UNIVERSITÄT BOCHUM
  • Maisa Alcântara Zakir UNESP/Assis

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor uma grade de observação para professores que atuam em contextos telecolaborativos de aprendizagem. Para isso, apresentamos um quadro teórico sobre ambientes telecolaborativos de aprendizagem, mediação e observação, e propomos um estudo de caso sobre as práticas de observação desempenhadas por mediadores vinculados a um contexto telecolaborativo de aprendizagem de línguas, o projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos. Os dados são constituídos por oito questionários abertos sobre as práticas de observação desses mediadores e a análise se enquadra em uma abordagem qualitativa de interpretação orientada pelos construtos da Teoria Fundamentada em Dados, ou Grounded Theory. Assim, com base na literatura, nos resultados do estudo de caso aqui analisado e em nossa experiência como pesquisadoras de projetos de aprendizagem em tandem, apresentamos, ao final do artigo, um quadro reflexivo e embasado em pesquisa sobre práticas de observação pedagógica em contextos telecolaborativos e multimodais de aprendizagem.

Palavras-chave: observação pedagógica, telecolaboração, teletandem.

Biografia do Autor

Ludmila Belotti Andreu Funo, UNESP - Campus de São José do Rio Preto

Ludmila é doutora em Estudos Linguísticos/ Linguística Aplicada pela UNESP de São José do Rio Preto e possui mestrado em Linguística Aplicada e graduação em Licenciatura em Letras pela mesma instituição (2002). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, ensino/aprendizagem de línguas e tecnologia.

Anna-Katharina Elstermann, UNESP/ASSIS e RUHR-UNIVERSITÄT BOCHUM

Anna-Katharina Elstermann é doutoranda em Estudos Linguísticos pela Ruhr-Universität Bochum e professora de alemão na UNESP/Assis. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: telecolaboração e mediação em aprendizagem de tandem.

Maisa Alcântara Zakir, UNESP/Assis

Maisa Zakir é doutora em Estudos Linguísticos/ Linguística Aplicada pela UNESP de São José do Rio Preto e possui mestrado em Educação pela UNESP de Marília (2008). Atualmente é professora substituta de Inglês e Prática de Ensino de Línguas Estrangeiras na UNESP/Assis. Tem experiência nas áreas de Educação e Linguística, com ênfase em ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: telecolaboração, cultura, discurso e ensino/aprendizagem de línguas e tecnologia.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Funo, L. B. A., Elstermann, A.-K., & Zakir, M. A. (2017). Observação pedagógica em contexto de aprendizagem telecolaborativa. Calidoscópio, 14(3), 433–447. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.07