Observação pedagógica em contexto de aprendizagem telecolaborativa
Resumo
O presente artigo tem como objetivo propor uma grade de observação para professores que atuam em contextos telecolaborativos de aprendizagem. Para isso, apresentamos um quadro teórico sobre ambientes telecolaborativos de aprendizagem, mediação e observação, e propomos um estudo de caso sobre as práticas de observação desempenhadas por mediadores vinculados a um contexto telecolaborativo de aprendizagem de línguas, o projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos. Os dados são constituídos por oito questionários abertos sobre as práticas de observação desses mediadores e a análise se enquadra em uma abordagem qualitativa de interpretação orientada pelos construtos da Teoria Fundamentada em Dados, ou Grounded Theory. Assim, com base na literatura, nos resultados do estudo de caso aqui analisado e em nossa experiência como pesquisadoras de projetos de aprendizagem em tandem, apresentamos, ao final do artigo, um quadro reflexivo e embasado em pesquisa sobre práticas de observação pedagógica em contextos telecolaborativos e multimodais de aprendizagem.
Palavras-chave: observação pedagógica, telecolaboração, teletandem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.