Objetos digitais para a aprendizagem da leitura: uma metodologia ativa de ensino
Resumen
Neste estudo, partiu-se do pressuposto de que o uso de objetos digitais de aprendizagem para o aprimoramento da compreensão leitora em nível metacognitivo pode ser considerado uma metodologia ativa de ensino. Para testar a validade dessa hipótese, foram selecionados 42 estudantes brasileiros do 8º ano do Ensino Fundamental, com os quais se aplicou uma pré-testagem com método cloze, seguida de duas sessões de interação com os objetos digitais e, por fim, uma pós-testagem cloze para averiguar a evolução dos níveis de compreensão. Os resultados evidenciaram o aprimoramento da compreensão leitora dos sujeitos investigados, corroborando as hipóteses de pesquisa pressupostas neste estudo.
Palavras-chave: compreensão leitora, objetos digitais de aprendizagem, metacognição.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.