A prática de (re)formulação como estratégia argumentativa em situação de conflito

Autores/as

  • Amitza Torres Vieira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Paulo Cortes Gago Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumen

O artigo analisa dados reais de fala-em-interação em situação de conflito e propõe conjugar a prática de formulação em Análise da Conversa Etnometodológica à perspectiva interacional de argumentação. Em um estudo de caso, piloto, qualitativo, acompanhamos a trajetória do processo argumentativo de um caso de venda casada em uma audiência de conciliação no PROCON. Mostramos, especificamente, como as (re)formulações estão ligadas à (re)introdução de posições e de sustentações. Argumentamos que ambas complementam-se, pois, assim como a argumentação é uma função básica da linguagem e central no universo jurídico, a formulação é prática igualmente relevante, pois é presente em todos os contextos. Defendemos a interação como lócus privilegiado da experiência humana.

Palavras-chave: prática de formulação, estratégia argumentativa, interação em situação de conflito.

Biografía del autor/a

Amitza Torres Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Amitza Torres Vieira possui Graduação em Letras pela Faculdade de F.C.L. de Carangola/ Universidade Estadual de Minas Gerais (1997), Mestrado em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e Doutorado em Letras/Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). É Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando na Graduação na Faculdade de Letras e na Pós-Graduação em Linguística. Desenvolve pesquisas em Sociolinguística Interacional, com ênfase em argumentação e avaliação em dois contextos institucionais: PROCON e Audiências do Juizado Especial Criminal.

Paulo Cortes Gago, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Paulo Cortes Gago é graduado em Letras pela Universidade Federal Fluminense com Licenciatura em Português/Alemão (1993), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ao longo de seu percurso, passou por algumas instituições públicas de ensino superior. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - 2002 – 2015), foi Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Linguística, lecionando nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa na graduação. Aí, teve a oportunidade de ser editor da Revista Veredas de Estudos Linguísticos entre os anos de 2003 e 2009 e coordenador do comitê de ética em pesquisa em seres humanos,  entre setembro de 2013 e fevereiro de 2015. No período de 2006 a 2009, foi Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) do Departamento de Linguística. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do departamento de Letras Anglo-Germânicas, e trabalha com o ensino de Alemão como Língua Estrangeira (DaF) na graduação, atuando também no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisa na área de Linguagem e Interação. Nos últimos anos, tem investigado práticas profissionais em contextos institucionais, com ênfase na intervenção de terceiras partes em situações de conflito, como o PROCON e a Vara de Família. Em interesse recente, começou a desenvolver trabalhos na área da saúde mental, investigando o gênero entrevista psiquiátrica. Possui participação externa como parecerista em comissões editoriais de revistas em âmbito nacional e exerce a função de pesquisador de produtividade de pesquisa do CNPq.

Publicado

2016-08-01

Cómo citar

Vieira, A. T., & Gago, P. C. (2016). A prática de (re)formulação como estratégia argumentativa em situação de conflito. Calidoscópio, 14(2), 317–331. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.142.14

Número

Sección

Artigos