The (re)formulation practice as an argumentative strategy in conflict situation

Authors

  • Amitza Torres Vieira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Paulo Cortes Gago Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

The article analyzes actual data of talk-in-interaction in a conflict situation and proposes to combine the formulation practice in ethnomethodological Conversation Analysis to the interactional perspective of argument. In a pilot qualitative case study, we follow the trajectory of an argumentative process of a combined sale in a conciliation hearing at PROCON. We specifically show how the (re)formulations are connected to the (re)introduction of positions and supports. We argue that both complement each other because, as the argument is a basic function of language and central in the legal world, the formulation is also an important practice because it is present in all contexts. We defend interaction as a privileged locus of human experience.

Keywords: formulation practice, argumentative strategy, interaction in conflict situation.

Author Biographies

Amitza Torres Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Amitza Torres Vieira possui Graduação em Letras pela Faculdade de F.C.L. de Carangola/ Universidade Estadual de Minas Gerais (1997), Mestrado em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e Doutorado em Letras/Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). É Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando na Graduação na Faculdade de Letras e na Pós-Graduação em Linguística. Desenvolve pesquisas em Sociolinguística Interacional, com ênfase em argumentação e avaliação em dois contextos institucionais: PROCON e Audiências do Juizado Especial Criminal.

Paulo Cortes Gago, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Paulo Cortes Gago é graduado em Letras pela Universidade Federal Fluminense com Licenciatura em Português/Alemão (1993), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ao longo de seu percurso, passou por algumas instituições públicas de ensino superior. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - 2002 – 2015), foi Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Linguística, lecionando nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa na graduação. Aí, teve a oportunidade de ser editor da Revista Veredas de Estudos Linguísticos entre os anos de 2003 e 2009 e coordenador do comitê de ética em pesquisa em seres humanos,  entre setembro de 2013 e fevereiro de 2015. No período de 2006 a 2009, foi Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) do Departamento de Linguística. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do departamento de Letras Anglo-Germânicas, e trabalha com o ensino de Alemão como Língua Estrangeira (DaF) na graduação, atuando também no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisa na área de Linguagem e Interação. Nos últimos anos, tem investigado práticas profissionais em contextos institucionais, com ênfase na intervenção de terceiras partes em situações de conflito, como o PROCON e a Vara de Família. Em interesse recente, começou a desenvolver trabalhos na área da saúde mental, investigando o gênero entrevista psiquiátrica. Possui participação externa como parecerista em comissões editoriais de revistas em âmbito nacional e exerce a função de pesquisador de produtividade de pesquisa do CNPq.

Published

2016-08-01

How to Cite

Vieira, A. T., & Gago, P. C. (2016). The (re)formulation practice as an argumentative strategy in conflict situation. Calidoscópio, 14(2), 317–331. Retrieved from https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.142.14

Issue

Section

Articles