Interações em redes sociais e as representações sobre a liderança da comunidade surda em textos verbo-visuais

Autores/as

  • Neiva Aquino Albres Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Vânia de Aquino Albres Santiago UFSCar
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda UFSCar

Resumen

Parte-se do conceito de enunciado concreto, cujas bases estão centradas no princípio dialógico da linguagem proposto por Bakhtin (2010). Discutiu-se como são reconhecidos e representados os líderes da comunidade surda. Qual o papel de textos verbo-visuais nas mensagens postadas em grupos virtuais sobre a representação da liderança da comunidade surda? Objetivou-se compreender como essa forma de comunicação se apresenta contemporaneamente em grupos virtuais do Facebook. O artigo apresenta uma análise dialógica da inserção de cartoons e imagens como forma de representação da comunidade surda sobre os seus líderes políticos em grupos virtuais de discussão na rede social Facebook, mais precisamente, as imagens e textos postados no Grupo – Escola Bilíngue para Surd@s ou na linha do tempo de seus participantes no período de 2010 a 2012. Constatamos que esses textos retratam uma liderança política constituída por “guerreiros” e “super-heróis”, enfatiza a propagação da memória cultural e o exercício de uma cidadania midiatizada representativa da identidade surda, mediada por textos verbais e visuais e suas representações sociais.

Palavras-chave: imagem, verbo-visual, política educacional, educação de surdos.

Biografía del autor/a

Neiva Aquino Albres, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOUTORA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar ( 2010- 2013 - Bolsa CNPQ). MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2005 - Bolsa CAPES). Especialização em PSICOPEDAGOGIA pela Universidade para o Desenvolvimento da Região do Pantanal - UNIDERP (2005). Graduação em NORMAL SUPERIOR pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2003) e graduação em FONOAUDIOLOGIA pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (1999). Tem experiência na formação e professores de Libras e no desenvolvimento de material didático dessa língua (FENEIS/SP e Letras Libras -UFSC) e na formação de tradutores/intérpretes de Libras em cursos de graduação e especialização. Docência e coordenação pedagógica em escolas bilíngues para surdos. Consultora de projetos em linguística aplicada e na assessoria para implementação de educação bilíngue em secretarias municipais e estaduais de educação. Tem se dedicado a pesquisas no campo da análise de implementação de educação inclusiva e educação bilíngue para surdos, processos de tradução e interpretação de Libras e português e de ensino de Libras. Membro do Grupo de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais - InterTrads registrado no CNPq, coordenando a linha de pesquisa Tradução e interpretação em contextos Educacionais , tendo como objetivo a investigação da atuação de tradutores e intérpretes de línguas de sinais na educação e de processos tradutórios e interpretativos que envolvem contextos educacionais, desde o espaço da sala de aula até a produção e a difusão de material educacional bilíngue multimídia.

Publicado

2015-08-16

Cómo citar

Albres, N. A., Santiago, V. de A. A., & Lacerda, C. B. F. de. (2015). Interações em redes sociais e as representações sobre a liderança da comunidade surda em textos verbo-visuais. Calidoscópio, 13(2), 201–209. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.132.06

Número

Sección

Artigos