Sobre a natureza da relação pedagógica

Autores/as

  • Maria de Lourdes Duarte Sette Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumen

Após analisar atividades pedagógicas e e-mails de alunos, além de um diário escrito por mim ao longo dos oito meses em que ensinei inglês como língua estrangeira para um grupo de oito adultos na empresa em que trabalhavam, pude perceber a presença de aspectos sócio-histórico-individuais, conscientes e inconscientes, entrelaçados nos enunciados dos participantes do evento pedagógico. Com base em três discursos – a prática exploratória, a psicanálise e a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin – busquei entender com mais profundidade a natureza da relação pedagógica, ou a qualidade da vida em minha sala de aula.

Palavras-chave: relação pedagógica, prática exploratória, psicanálise, qualidade de vida.

Biografía del autor/a

Maria de Lourdes Duarte Sette, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduou-se em psicologia pela Universidade Santa Ursula e tem mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Ensina Teorias de Tradução, Tradução de Não Ficção e inglês nessa instituição pelo Departamento de Letras desde 2004, além de ser também tradutora freelance de livros de não ficção.

Publicado

2014-04-06

Cómo citar

Sette, M. de L. D. (2014). Sobre a natureza da relação pedagógica. Calidoscópio, 12(1), 113–123. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.121.12