A ideologia racista de cor no discurso midiático filhas do vento

Autores/as

  • Mirian Ribeiro de Oliveira Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus VI/Caetité.

Resumen

O objetivo primordial deste artigo é analisar a veiculação e proliferação de uma ideologia racista de cor, tomando como corpus o filme Filhas do Vento. Para tanto, foram extraídos e recortados fragmentos do discurso macro, que subsidiaram a discussão, sob a luz da teoria da Análise de Discurso de linha francesa – AD, tendo como referência básica as categorias sujeito e ideologia, oriundas dos estudos de Pêcheux, bem como cerceamento e controle de Foucault, em dialogicidade com outras das Ciências Humanas e Sociais. A saber: racismo de cor, branqueamento social e preconceito, sob o crivo teórico de Guimarães, Munanga, Skidmore e outros de suma importância que nortearam este estudo.

Palavras-chave: ideologia, sujeito, racismo, subjetivação e poder.

Biografía del autor/a

Mirian Ribeiro de Oliveira, Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus VI/Caetité.

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Área de Concentração: Linguagens e Cultura; Linha de Pesquisa: Discurso e Cultura; Orientadora: Drª. Ivone Tavares de Lucena. Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus VI/Caetité - DCH - Departamento de Ciências Humanas.

Publicado

2013-08-29

Cómo citar

de Oliveira, M. R. (2013). A ideologia racista de cor no discurso midiático filhas do vento. Calidoscópio, 11(2), 116–123. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2013.112.02

Número

Sección

Artigos