Ensino da oralidade a um estudante autista: implementação de uma sequência de atividades com o gênero textual entrevista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.09

Palabras clave:

Ensino de Língua Portuguesa, Oralidade, Transtorno do Espectro Autista

Resumen

Este artigo é um recorte de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, desenvolvida em um programa stricto sensu. Teve como objetivo geral desenvolver a comunicação de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contexto de interação verbal mediada por perguntas, utilizando o gênero textual oral entrevista. O objetivo propositivo foi elaborar e implementar uma sequência de atividades para o ensino da Língua Portuguesa a um aluno autista com comunicação verbal, na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). O referencial teórico fundamenta-se em estudos da Análise da Conversação e da Linguística Textual, especialmente nos trabalhos de Luiz Antônio Marcuschi. O caderno elaborado, contendo uma sequência de atividades com interações discursivas e estratégias de fala e escuta para criança com TEA, teve como objetivo auxiliar práticas educacionais inclusivas e foi implementado junto a dois escolares, sendo que o estudante autista verbal (nível 1 de suporte) é o sujeito de pesquisa. Ao trabalhar com os interesses do hiperfoco do estudante e com atividades lúdicas, ele participou ativamente e passou a respeitar os turnos de fala dos integrantes e a responder adequadamente as perguntas que lhe eram feitas.

Biografía del autor/a

Dayanna de Paula Mariani dos Santos Santana

Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialista nas áreas de Educação Especial – Língua Brasileira de Sinais (Libras), pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí; Psicopedagogia Clínica e Institucional (UENP); e Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Libras pelo Centro Universitário UNISEB. Possui licenciatura em Pedagogia pela UENP; Letras Português-Inglês, pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC); e Letras Português-Libras, pela Faculdade Eficaz. Bacharelado em Letras-Libras (Eficaz). Colaboradora do grupo de pesquisa DIALE – Diálogos Linguísticos e Ensino. Professora efetiva no município de Ourinhos, em Educação Especial. Atua voluntariamente na interpretação e formação de tradutores e intérpretes de Libras no contexto religioso. Seus interesses de pesquisas são: ensino e formação de professores de Língua Portuguesa, Educação de Surdos, Transtorno do Espectro Autista, Oralidade e seu ensino.

Roberta Negrão de Araújo

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Educação pela mesma instituição. Especialista em Orientação e Supervisão. Graduada em Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Química. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio. Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEN) e do Mestrado Profissional de Letras em rede (PROFLETRAS). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC). Professora da rede pública estadual - Paraná - Colégio Estadual Monteiro Lobato.

Publicado

2024-12-16

Cómo citar

Santana, D. de P. M. dos S., Storto, L. J., & Araújo, R. N. de. (2024). Ensino da oralidade a um estudante autista: implementação de uma sequência de atividades com o gênero textual entrevista. Calidoscópio, 22(1), 161–182. https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.09