Letramento dialógico na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.07Resumen
O objetivo deste artigo é criar inteligibilidade sobre dois eventos de letramento em uma escola pública do nordeste brasileiro. A fundamentação teórica se estabelece no letramento dialógico, conceito emergente da interface entre os estudos do letramento crítico, do letramento social e da concepção dialógica de linguagem. Por meio da autoetnografia, método de pesquisa qualitativo, dois eventos são descritos: protestos de estudantes e de profissionais da educação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto dos Gastos Públicos em 2016 (atual Emenda Constitucional n. 95) e contra a intervenção política em sua instituição em 2020. A análise se dá a partir da discussão dos eventos à luz da fundamentação teórica, evidenciando que é possível adotar, na escola pública, práticas de leitura e escrita de textos de modo a agenciar os estudantes para transformação social.
Palavras-chave: Letramento dialógico; Eventos de letramento; Escola pública; Protestos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.