Letramento dialógico na escola pública

Autores/as

  • Rafael Lira Gomes Bastos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Samuel de Carvalho Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.07

Resumen

O objetivo deste artigo é criar inteligibilidade sobre dois eventos de letramento em uma escola pública do nordeste brasileiro. A fundamentação teórica se estabelece no letramento dialógico, conceito emergente da interface entre os estudos do letramento crítico, do letramento social e da concepção dialógica de linguagem. Por meio da autoetnografia, método de pesquisa qualitativo, dois eventos são descritos: protestos de estudantes e de profissionais da educação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto dos Gastos Públicos em 2016 (atual Emenda Constitucional n. 95) e contra a intervenção política em sua instituição em 2020. A análise se dá a partir da discussão dos eventos à luz da fundamentação teórica, evidenciando que é possível adotar, na escola pública, práticas de leitura e escrita de textos de modo a agenciar os estudantes para transformação social.

Palavras-chave: Letramento dialógico; Eventos de letramento; Escola pública; Protestos.

Biografía del autor/a

Rafael Lira Gomes Bastos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Samuel de Carvalho Lima , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Publicado

2023-09-27

Cómo citar

Bastos, R. L. G., & Lima , S. de C. (2023). Letramento dialógico na escola pública. Calidoscópio, 21(3), 538–556. https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.07