Expressões de violência verbal e reflexividade face ao modelamento sociocognitivo e discursivo da pandemia de Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.191.02

Resumen

Neste artigo, articulamos a análise de um conjunto de falas públicas produzidas pelo Presidente da República Jair Bolsonaro (JB) em diferentes contextos ao longo do ano de 2020: (i) o exercício reiterado da violência verbal, atribuída a JB, no contexto da pandemia de Covid-19; (ii)  a construção de um modelamento sociocognitivo e discursivo para esse evento. Analisamos também práticas linguísticas reflexivas e críticas de diversos agentes sociais em relação à categorização do uso de máscara de proteção facial como “coisa de viado”. A metodologia de análise é de natureza qualitativa, envolvendo pressupostos teórico-metodológicos dos estudos da cognição social e dos estudos do texto e do discurso. As análises revelaram que o modelamento sociocognitivo e discursivo da pandemia da Covid-19, por JB construído, configurou o novo - em termos de práticas e cenários - em algo já dominado, superado; esse modelamento, junto com oficialização e a legitimação da violência verbal em relação a diversos agentes sociais, auxiliou na normalização dos efeitos letais da pandemia. A reflexividade linguística operada por setores da sociedade brasileira possibilitou novos modelamentos de certas práticas sociais relacionadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 produzindo crítica e realinhamento sociais em larga escala.  

Palavras-chave: Pandemia de Covid-19; Violência Verbal; Reflexividade. 

 

Biografía del autor/a

Anna Christina Bentes, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Livre-Docente no Departamento de Linguística/IEL/UNICAMP. 

Edwiges Maria Morato, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Livre-Docente no Departamento de Linguística/IEL/UNICAMP.

Publicado

2021-07-23

Cómo citar

Bentes, A. C., & Morato, E. M. (2021). Expressões de violência verbal e reflexividade face ao modelamento sociocognitivo e discursivo da pandemia de Covid-19. Calidoscópio, 19(1), 18–31. https://doi.org/10.4013/cld.2021.191.02