Expressões de violência verbal e reflexividade face ao modelamento sociocognitivo e discursivo da pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2021.191.02Abstract
Neste artigo, articulamos a análise de um conjunto de falas públicas produzidas pelo Presidente da República Jair Bolsonaro (JB) em diferentes contextos ao longo do ano de 2020: (i) o exercício reiterado da violência verbal, atribuída a JB, no contexto da pandemia de Covid-19; (ii) a construção de um modelamento sociocognitivo e discursivo para esse evento. Analisamos também práticas linguísticas reflexivas e críticas de diversos agentes sociais em relação à categorização do uso de máscara de proteção facial como “coisa de viado”. A metodologia de análise é de natureza qualitativa, envolvendo pressupostos teórico-metodológicos dos estudos da cognição social e dos estudos do texto e do discurso. As análises revelaram que o modelamento sociocognitivo e discursivo da pandemia da Covid-19, por JB construído, configurou o novo - em termos de práticas e cenários - em algo já dominado, superado; esse modelamento, junto com oficialização e a legitimação da violência verbal em relação a diversos agentes sociais, auxiliou na normalização dos efeitos letais da pandemia. A reflexividade linguística operada por setores da sociedade brasileira possibilitou novos modelamentos de certas práticas sociais relacionadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 produzindo crítica e realinhamento sociais em larga escala.
Palavras-chave: Pandemia de Covid-19; Violência Verbal; Reflexividade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Calidoscópio the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.