“Mas isso não é uma aula de português?!” O ensino da língua na aprendizagem da docência
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.02Abstract
Neste artigo, coloca-se em evidência o ensino de língua, tanto em termos do fazer teórico, quanto em termos do fazer prático, no estágio supervisionado em Língua Portuguesa, do curso de licenciatura em Letras Português, da Universidade Federal de Santa Catarina. No que se refere ao fazer teórico, discute-se a concepção interacionista/dialógica de sujeito, de aprendizagem e de linguagem que embasam a docência. Já em relação ao fazer prático, analisa-se uma experiência de ensino do gênero reportagem vivenciada na formação inicial de professores no segundo semestre de 2018, representativa do encaminhamento do trabalho realizado nessa etapa formativa, considerando a elaboração de um projeto docente para o trabalho com fala-escuta, leitura-escrita e análise linguística, eixos organizadores do ensino da língua. A análise dessa experiência revela que o fazer teórico e o fazer prático articulam-se e resultam em uma prática pedagógica exitosa.
Palavras-chave: estágio curricular supervisionado; ensino de língua portuguesa; fala-escuta, leitura-escrita e análise linguística.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Calidoscópio the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.