Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses

Authors

  • Fangfang Zhang Universidade de Estudos Estrangeiros de Beijing

Abstract

Este artigo configura um recorte de uma tese de doutorado que estuda a prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses e analisa as mudanças realizadas na reescrita a partir do feedback dado pelo colega e pela professora. Partindo de parâmetros de avaliação embasados na noção de gênero do discurso e do fato de que todos os participantes receberam um feedback para a reescrita, busco discutir a correção e o feedback fornecidos pelo colega e pela professora numa pesquisa que envolve 15 alunos chineses matriculados na disciplina de leitura de um Curso de Graduação em Língua Portuguesa na China. Após analisar e comparar os 135 textos coletados, constatou-se que tanto os alunos quanto a professora realizaram correções indicativas, resolutivas e textuais-interativas (bilhete). Os alunos priorizaram correções de recursos linguísticos (aspectos gramaticais e ortográficos), e a professora focalizou correções de uso das informações do texto base e correções relativas à situação de produção textual, como a interlocução, o uso de informações além do texto base. As práticas de produção de texto analisadas neste estudo – orientações de escrita e reescrita tendo como base aspectos relevantes ao gênero do discurso e a reescrita a partir do feedback dado por diferentes leitores dos textos – podem inspirar propostas de ensino que visem ao trabalho de escrita como prática social e que busquem propiciar oportunidades de análise e reescrita do texto para promover a aprendizagem.

Palavras-chave: avaliação; produção escrita; gênero do discurso; correção; feedback

 

Author Biography

Fangfang Zhang, Universidade de Estudos Estrangeiros de Beijing

Professora de Língua Portuguesa do Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Estudos Estrangeiros de Beijing. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ex-coordenadora do Posto Aplicador do Exame Celpe-Bras em Pequim.

Published

2019-04-17

How to Cite

Zhang, F. (2019). Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses. Calidoscópio, 17(3), 639–658. Retrieved from https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.12